sexta-feira, 9 de novembro de 2012

TERRA SANTA DA ÁSIA MENOR - TURQUIA


Assim podemos chamar à Turquia a antiga Constantinopla, com seus quase dois mil anos de história. É um importante local para ser conhecido por todos os cristãos.
Nesta viagem vamos andar pelas páginas da Bíblia e relembrar várias histórias como a de Paulo, que nasceu em Tarsos(1) e a de João, que aos 20 anos, depois da ressurreição de Jesus, se mudou para Ephesus, onde até hoje se encontra o seu “suposto” túmulo.  
Também caminharam pela Turquia os apóstolos Felipe, Pedro, Paulo, e João que foi a Patmos, onde recebeu a revelação de Jesus sobre as sete igrejas. E Antioquia foi um dos lugares que o evangelho foi pregado(2).
Os locais turcos citados no Antigo Testamento, também são inúmeros, foi em Zeugma que Abraão mandou seu servo escolher uma esposa para Isaac e a arca de Noé pousou após o dilúvio no monte Ararat (3) e lá foi sepultado.
O apóstolo Paulo fez três viagens à Capadócia (4). Os Gálatas receberam as Cartas de Paulo (5); a carta aos Colossenses foi dirigida a igreja localizada na cidade turca de Collossos, próxima de Laudicéia (6).
O rio Tigres e Eufrates, também mencionados no Antigo Testamento e Troia onde aconteceu a grande batalha estão também na Turquia; a cidade de Ephesus, aonde o apóstolo Paulo prega contra a deusa Diana e provoca uma confusão com os fabricantes das estatuetas de Diana, e manda a sua carta chamada Carta aos Efésios e desce a Troade onde teve uma visão (7).
Na época que o transporte aéreo não existia a Turquia era um importante ponto de passagem que ligava a Ásia com a Europa, talvez essa importância tenha feito os apóstolos colocarem tanto empenho no crescimento da igreja na região. Não podemos esquecer que o Templo de Jerusalém que deixou de ser o local da adoração e dos sacrifícios e foi destruído como profetizado pelo Senhor. Os apóstolos entendem isso e saem de Jerusalém para os confins da terra incluindo a Turquia como sede das principais igrejas na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário