quinta-feira, 25 de outubro de 2012

EXPEDIÇÃO BÍBLICA 23 de outubro de 2012

Encerramos, em Eilat/Israel, a nossa Expedição Bíblica que começou no dia 02 de outubro em Istambul na Turquia, retornamos à Tel Aviv e embarcamos para Istambul e de lá para Guarulhos/SP. Chegamos cansados, mas muito alegres com uma visão muito maior e melhor de todos os locais que visitamos.

EXPEDIÇÃO BÍBLICA 22 de outubro de 2012

EILAT

Situada em uma faixa estreita de terra aonde as montanhas do Sinai e o Vale do Aravá se encontram com o Mar Vermelho. Foi citada na Bíblia pela primeira vez em Números 33:35, hoje é o balneário turístico mais popular de Israel. 
Visitamos o Observatório Submarino, oportunidade que tivemos de conhecer a vida marítima no Golfo de Eilat.







EXPEDIÇÃO BÍBLICA 21 de outubro de 2012

TIMNA

Relatos não confirmados associam as minas de Timna com o Rei Salomão, mas escavações revelaram que Timna foi a primeira mina de cobre do mundo.
Nesta região visitamos um modelo o Tabernáculo.
Em Êxodo, 40:17, está escrito o seguinte: E no primeiro do primeiro mês, quase um ano depois que os israelitas saíram do Egito, a Tenda da presença de Deus foi armada.
O Timna Park, está situado a cerca de 20 kms de Eilat, no extremo sul de Israel. Esta é uma região muito rica, do ponto de vista da arqueologia. Neste parque, foi criada uma réplica, em tamanho natural, do tabernáculo bíblico, a tenda que Moisés construiu conforme as instruções dadas por Deus, a fim de que o povo tivesse um santuário transportável, por todo o êxodo até à terra prometida. É uma réplica fiel à descrição bíblica.






EXPEDIÇÃO BÍBLICA 20 de outubro de 2012

BELÉM

Bethlehem - Nosso grupo: Daura, Cleide, pr Igor, Vera, Claudia, Mirtes, Eslesi, Gizelda, Raquel, Ageo, Elieti, pr. Agenor, Rute, Paulo Tadeo e a nossa guia.
Nesta cidade um evento aconteceu que mudou o rumo da história: Jesus nasceu em Belém da Judeia. (Mateus 2:1) No Antigo Testamento, Belém é mencionada frequentemente como Efrata, que significa fertilidade. Aqui Jaco sepultou a sua esposa Raquel; este foi o lugar de Noemi e sua família. A Basílica da Natividade é compartilhada com os Armênios, Greco-ortodoxos e Latinos.

EXPEDIÇÃO BÍBLICA 19 de outubro de 2012

CIDADE DE DAVI

As ruínas arqueológicas nos levam ao começo da história da cidade de Jerusalém. “Davi passou a morar na fortaleza e por isso ela foi chamada de Cidade de Davi” (I Cr 11:7). 












Atravessamos o túnel que foi escavado nas rochas pelos trabalhadores de Ezequias para trazer águas da Fonte Gihon para dentro das muralhas da cidade em tempos de guerra. A Bíblia diz: “Ezequias fortificou a cidade e conduziu água para dentro dela. Cavou com ferro um túnel na rocha e construiu reservatórios”.
“Foi Ezequias que fechou a fonte superior das águas de Gion e as desviou por um subterrâneo para a parte ocidental da cidade de Davi” (2 Crônicas 32:30). O resto da história de Ezequias e do que ele fez e como construiu o reservatório e o aqueduto para levar água à cidade, tudo esta escrito nos anais dos Reis de Judá (2 Reis 20:20).




MONTE SIÃO 

O CENÁCULO

Marca o local da páscoa que Jesus compartilhou com seus discípulos, conhecida como a Sala da Última Ceia (Marcos 14:12-26).

MURO DAS LAMENTAÇÕES

O Muro das Lamentações é uma muralha externa construída por Herodes no ano 20 a. C. que cercava toda colina oriental e que foi recheada para criar uma grande esplanada artificial no topo do Moriá. Foi nessa planada elevada que o templo se encontrava na época de Jesus.

MONTE CALVÁRIO - GÓLGOTA

E eles levaram-no ao lugar chamado Gólgota, que é traduzido por lugar da Caveira. (Marcos) 15:22)

JARDIM DA TUMBA



Celebração da Ceia do Senhor

Após a visita a Tumba, celebramos a Ceia do Senhor.






sexta-feira, 19 de outubro de 2012

EXPEDIÇÃO BÍBLICA 18 de outubro de 2012


Saímos para o Monte das Oliveiras e o Jardim do Getsêmani. Nesses locais que revelam a trajetória de Jesus. Para o Cristianismo, nenhuma montanha tem uma importância tão extensa e sentimental. Este foi o local aonde Jesus esteve mais tempo durante suas passagens por Jerusalém. Quando Jesus vinha para a região, passava pelo Monte das Olivairas. Aqui, ensinou seus discipulos, profetizou a destruição de Jerusalém e chorou por seu destino (Lucas 19:37-41).
Monte das Oliveiras
Prosseguimos para a Cidade Velha, visitamos piscina de Betshda na Igreja de Santana; este local é mencionado somente no Novo Testamento e se transformou em local de peregrinação para as pessoas que pretendiam obter cura através dos poderes curativos das suas águas. Em seguida percorremos a Via Dolorosa, a rota que foi seguida por Jesus, desde o pretório, ou tribunal de julgamento de Pilatos, até o Golgota. Seguimos para Qumran, onde se encontra alguns manuscritos da Bíblia que foram encontrados. Seguimos para o Mar Morto.

EXPEDIÇÃO BÍBLICA 17 de outubro de 2012

Hoje cedo seguimos para Caná e visitamos o local onde foi realizado o primeiro milagre de Jesus, quando na festa de casamento transformou a água em vinho. Seguimos para Nazaré e fizemos uma parada no Monte da Precipitação, local onde Jesus foi tentado pelo diabo para se jogar do alto do monte. Continuamos para o sul, passamos pelo Vale do Jordão, o deserto da Judéia e visitamos Jericó e Massada, a fortaleza construída por Heródoto, o Grande e que foi palco de uma grande revolta dos Judeus contra os romanos. No final da tarde, o grande momento esperado a chegada à Jerusalém.

EXPEDIÇÃO BÍBLICA - 16 de outubro de 2012

Começamos o nosso dia em direção ao extremo norte de Israel, fronteira com a Síria, Líbano e Jordânia, próximo as Colinas de Golan.

CESAREIA DE FELIPE (Banias)

Chegamos à Cesareia de Felipe, local onde Jesus foi identificado por Pedro que Ele era o Messias filho de Deus (Mateus 16:13). A cidade está localizada aos pés do Monte Hermon, em Israel, nas Colinas de Golan. fica a 150 km ao norte de Jerusalém e a 60 km de Damasco.


YARDENIT 

O local do batismo de Jesus, foi provavelmente mais no sul, próximo ao Deserto da Judeia, o Yardenit foi desenvolvido pelo Kibutz Kineret para receber os peregrinos que querem participar de cerimônias de batismos. No Rio Jordão o pastor Igor realizou cinco batismos de confirmação de fé e compromisso com Deus.
Gizelda, Paulo Tadeo, Vera, pr Agenor e d. Rute, foram batizados no Rio Jordão pelo pastor Igor Baumann (ao centro) no Rio Jordão.

CAFARNAUM

Em Cafarnaum Jesus conheceu seus primeiros discípulos: Pedro, André, Tiago, João e Mateus - todos pescadores do Mar da Galileia  Jesus pregou e realizou muitos milagres; visitamos a Sinagoga e a casa de Pedro, locais onde Jesus passou um tempo de sua vida. (Mateus 4:13)


Atravessamos o mar da Galileia em um barco, relembrando e meditando sobre a passagem de Jesus por ali. (João 6:1)


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

EXPEDIÇÃO BÍBLICA 15 de outubro de 2012

Chegamos a Tel Aviv e já encontramos o grupo que veio do Brasil. Começamos na manhã de hoje a nossa peregrinação. A primeira visita foi a cidade Cesareia Marítima; visitamos as ruínas do palácio construído por Herodes, governador da Judeia naquela época e também o teatro e a arena. Nesta cidade viveu Cornélio (Atos 10). 
Cesaréia Marítima
Seguimos para Megido, local aonde o rei Salomão construiu uma fortaleza, para proteção do povo. Visitamos o túnel que servia para fuga dos que ali residiam caso houvesse uma invasão não controlada pelo exército.
Portal de Salomão em Megido
Visitamos o Vale do Amagedom local onde a força aérea israelense tem as suas bases militares. Seguimos para o Monte Carmelo e o pastor Igor Baumann falou sobre o profeta Elias quando derrotou os profetas de Baal naquele local. O texto base foi em I Reis 18.
Monte Carmelo

domingo, 14 de outubro de 2012

EXPEDIÇÃO BÍBLICA 14 de outubro de 2012

Hoje o primeiro grupo retornou ao Brasil: Vera Barros, Edgar, Zilma, Paulo Grochovicz, Cristiane, Franciane, Chintia e d. Aida. Nós que ficamos já estamos sentindo saudades deles. Os dias que passamos juntos foram abençoadores, nos conhecemos mais, compartilhamos, oramos e aprendemos muito.
Já chegamos a Tel Aviv ás 20 h. estamos no hotel descansando e amanhã cedo começaremos a nossa caminhada pelas terras de Israel com os novos integrantes que já chegaram do Brasil.
Sérá um tempo muito edificante.

sábado, 13 de outubro de 2012

EXPEDIÇÃO BÍBLICA 13 de outubro de 2012

ISTAMBUL

Passeio de barco no Estreito de Bósfero - Turquia. Entre a Europa e Ásia
Hoje passeamos de barco pelo Estreito de Bósfero que separa a Europa da Ásia desfrutando da beleza desse país, contemplando as vilas Otomanas e Palácios dos Sultões, e também, descansando um pouco dessa grande maratona. O passeio durou 2 horas e depois fomos ao Gran Bazar, a tarde foi livre.
As 21 horas todo o grupo se reuniu com o pastor Igor para um momento de reflexão e agradecimento a Deus por ter nos possibilitado esses dias maravilhosos quando pudemos "tocar na história" do cristianismo.
Gran Bazar
Amanhã cedo oito membros da Expedição Bíblica, retornam ao Brasil e seis continuarão a viagem para Israel, quando oito novos integrantes que já embarcaram no Brasil estarão se juntando ao grupo rumo a Israel.
Momento devocional

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

EXPEDIÇÃO BIBLICA 12 de outubro de 2012

CAPADÓCIA

Capadócia quer dizer: "Terra dos belos cavalos", e é uma região que já foi habitada há milhares de anos por várias civilizações, como os Hititas e outros povos originários da Europa e Ásia Menor.
Os primeiros cristãos escolheram esta região para se refugiarem das perseguições dos romanos e construíram igrejas, mosteiros e cidades subterrâneas.
Serviu de cenário para o filme "Guerra nas Estrelas", de George Lucas. Abrange as cidades de Göreme, Ürgüp, Nevsehir e Avanos. Ficou conhecida com Alexandre, o Grande, embora só houvesse interesse na região pelas suas estradas, por onde fluía o comércio. Göreme (pronuncia-se Goremê), antiga Korama, é Patrimônio Mundial da UNESCO e atualmente a cidade mais importante da região.
A Capadócia é um dos principais centros de balonismo do mundo.

Vale do Goreme - Nosso grupo: Edgar, pr Igor, Cristiane, Cleide, Claudia, Vera Barros, Mirtes, Franciane, Zilma Paulo , Eslesi, Vera, Cinthia, d. Aida e o nosso guia Hakan.


Após o passeio do balão, voltamos para o hotel e tomamos o café da manhã. Logo em seguida fomos visitar o Vale das Pombas e dos Caçadores. Na sequencia fomos conhecer uma cidade subterrânea, lugar usado como refúgio para os cristãos perseguidos.
Visitamos o Vale do Goreme, incrível complexo monástico bizantino composto por igrejas escavadas na rocha, a fábrica de cerâmica Güray, fundada em 1848 na cidade de Avanos e uma fábrica de tapetes.
A noite retornamos à Istambul.
Oleiro
Vila com igrejas escavadas na rocha
Fábrica de tapetes
Pedra que servia de porta na cidade subterranea

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

EXPEDIÇÃO BÍBLICA - 08 de outubro de 2012
Posted: 09 Oct 2012 02:30 PM PDT
KUSADASI - LAODICÉIA - PAMUKKALE
Hoje o dia foi bem intenso. O estudo realizado pelo pastor Igor teve como base os versículos 14-22 do cap. 3 do livro de Apocalípse, a carta à igreja de Laodicéia. De todas as igrejas que receberam cartas no livro da Revelação, Laodicéia foi a que teve pior avaliação. Foi chamada de morna e seu estado de letargia espiritual valeu-lhe a ameça de ser vomitada da boca do Senhor.
Vera Barros atenta as explicações do guia revelou seu sentimento após essa visita:
Centro bancário e financeiro, centro da indústria textil, centro médico importante e centro de águas termais. Pelas ruas de Laodicéia caminharam homens, cristãos e não. Foi em Laodicéia que, conta-se por aqui, em uma cerimônia religiosa, Paulo vestiu-se de preto, destacando-se na multidão na multidão que, coberta de branco, oferecia seus sacrifícios. Foi em Laodicéia, no séc IV, após Teodósio oficializar o cristianismo como reliligião oficial (pra que impor?) que o governo ergueu a primeira igreja cristã, hoje em ruínas. Destruída por terremotos, mas também destruída pela frieza dos corações. Morna; nem quente, nem fria. Caminhando pelas ruas de Laodicéia me senti só. Havia somente uma brisa, mas não havia o barulho da multidão.


EXPEDIÇÃO BÍBLICA - 9 de outubro de 2012

FILADÉLFIA

Após o café da manhã seguimos para Filadélfia  uma cidade que gozava de uma localização estratégica de acesso entre os apíses antigos. Hoje é conhecida como Alashehir, que significa  cidade de Deus.

Na carta do apóstolo João, apenas duas igrejas não foram repreendidas: Esmirna e Filadélfia, sendo que a Filadélfia foi considerada a igreja onde havia na época o exercício do mais puro cristianismo e a maior observância dos preceitos divinos. É tida como modelo perfeito de igreja daquele período e foi uma da qual menos evidências arqueológicas restaram. (Apocalipse 3:7-13)

SARDES

Sardes foi a capital de Lidia. Ouro foi encontrado próximo a Sardes. Grande centro administrativo. Visitamos uma construção monumental: um ginásio, não uma igreja ou um palácio. Ao fundo vimos uma grande colina. Sob sua vegetação estão as casas dos moradores ricos da época. Quanto será descoberto ao se iniciarem as escavações arqueológicas!!!! Visitamos as ruínas de uma sinagoga, conhecemos as duas colunas restantes do templo à deusa Artemisa. Ruínas....ruínas.... ruínas.... vestígios de um povo, vestígios de crenças. (Apocalipse 3:1-6)

Ruínas de um ginásio em Sardes

IZMIR

Encerramos as visitas às sete igrejas. (Apocalipse 2:8-11) A noite, em Izmir, encontramos os amigos Fernando e a Cris e conversamos um tempo com eles. Foi muito bom. Logo cedo deixamos a cidade de Izmir para Istambul com destino a Capadócia. Apesar de cansados o grupo continua animado e com grande expectativa. Entre um tempo e outro de espera no aeroporto, brincamos, rimos das nossas próprias histórias, foi um momento de descontração.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

EXPEDIÇÃO BÍBLICA 07 de outubro de 2012

KUSADASI - ÉFESO - KUSADASI


Hoje foi um dia muito especial, saímos logo cedo do hotel com destino a Éfeso, cidade onde Paulo morou por dois anos e criou uma grande base missionária e para onde enviou um de suas epístolas. Durante a viagem que durou aproximadamente 30 minutos, fizemos a nossa devocional. O pastor Igor baseou a meditação no livro de Efésios 2:1-7.
Conhecemos templos, biblioteca de Celsius, cujo acervo foi doado e queimado na época de Cleópatra, etc. mas foi nas ruínas do anfiteatro que a Zilma soltou a sua voz encantando a platéia dos visitantes que se encontravam no local. Acompanhada com a Vera cantou o hino Jerusalém.
Tudo foi emocionante e o nosso sentimentto é de gratidão a Deus por esse privilégio. Caminhar pelas ruas de Éfeso relembrando os ensinamentos que Paulo deixou à igreja através de suas cartas. Cada local descrito na bíblia era o cenário das histórias e informações culturais apresentadas pelo nosso guia Hakan com riquezas de detalhes.
Hakan, nosso guia explicando sobre a origem de símbolos arqueológicos.
Ruínas da biblioteca de Éfeso.

Hakan, nosso guia.

Zilma e Vera cantam "Jerusalém" nas ruínas do teatro em Éfeso.

sábado, 6 de outubro de 2012

EXPEDIÇÃO BÍBLICA - 06 de outubro de 2012

PÉRGAMO
A maior cidade no oeste da Ásia Menor nos tempos do Novo Testamento, por causa dos seus templos, sua biblioteca e recursos médicos foi importante centro cultural e por sua localização era centro administrativo da província da Ásia. A igreja se corrompeu envolvendo-se com o estado e o paganismo introduzido foi tirando sua força espiritual. (Apocalipse 2:12-17)
/
TIATIRA
Importante centro comercial na Ásia Menor os produtos têxteis eram os mais importantes. Foi destruída por um terremoto e reconstruída com a ajuda dos romanos. A idolatria e a corrupção religiosa foi introduzida por Jezabel, filha de um rei sidônio, adoradora de Baal. A igreja se paganizou. (Apocalipse 2:18-29)

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

EXPEDIÇÃO BÍBLICA 05 de outubro de 2012

TROIA - CANAKKALE
Deixamos a cidade de Istambul e seguimos para Canakkale às 7h da manhã. Começamos o dia com uma devocional baseada em Atos 11:19-23. RELEVÂNCIA foi o tema abordado pelo pastor Igor Baumann.
Foi muito emocionante a travessia no ferryboat saindo da Europa e chegando a Ásia Menor pelo Estreito Dardanelos. 97% da Turquia está no continente asiático e 3% no continente europeu. Hoje 99% da população é mulçumana, numa região onde os seguidores de Cristo foram chamados pela primeira vez de cristãos.
O que aconteceu com o evangelho?   
Não há quase cristãos na Turquia e a Europa caminha para essa proporção.
O que será do Brasil?
Na cidade Canakkale vimos o Cavalo de Tróia usado no filme, Alexandre (2004) e presenteado pela produtora a população. Seguimos para Tróia e conhecemos o sítio arqueológico das nove cidades construídas umas sobre a outra nos últimos 5 mil anos.
Conhecer essa história nos ajudará a entender as mensagens de Paulo em suas cartas às igrejas.
Amanhã começaremos a caminha pelas sete Igrejas do Apocalípse.
Cavalo de Troia utilizado no filme Alexandre (2004)

Cavalo de Tróia




Tróia foi construída sobre as ruínas de outras oito cidades destruídas num período de 5 mil anos.




Grupo caminhando pelas ruínas de Tróia




Rampa por onde o Cavalo de Tróia entrou na cidade.