sexta-feira, 3 de abril de 2015

Roma

A nossa Expedição está chegando ao fim. Depois de 15 dias de viagem, chegou a hora de retornar para o Brasil, mas antes uma paradinha em Roma. Hoje é sexta-feira - Paixão de Cristo. A cidade recebe visitantes de todos os lugares do mundo para participar desta festa religiosa. Aproveitamos esse tempo para andar pela cidade e visitar o Museu do Vaticano, a Basílica de São Pedro, o Coliseu Romano, a Fontana de Trevi e também, um pequeno grupo fez a alegria da loja Zara, sacolas, sacolas e mais sacolas... muitas compras. Afinal, esse foi um dia de descanso e descontração.
Ao passar por aqui, não podemos esquecer dos fatos históricos do cristianismo, eles estão bem presentes em cada local e na arquitetura da cidade; foi por aqui que o apóstolo Paulo passou diversas vezes, porque era uma das rotas das suas viagens missionárias.

Foto: Elizete Bispo

Luciane Pianowisk - Foto: Elizete Bispo

Erika, Luciane e Elizete
Erika e Elizete
Elizete e Valdeci


Erika, Elizete e Silvana

Erika Checan

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Qasr El Yahud




Logo cedo partimos para visitar Qasr El Yahud, exatamente a fronteira entre Israel e Jordânia. Aparentemente um lugar calmo, porém a vigilância dos militares é muito grande. No lado israelense são realizados batismos, mas estávamos no lado jordaniano. 
Durante a nossa caminhada, no ônibus, aproveitamos para fazer um momento devocional.
A fronteira de Israel vista do lado jordaniano.
Durante a caminhada uma parada para explicações do guia.



A afirmação de que o "reino de Deus é um reino de amigos" me coloca de joelhos diante dAquele que escolheu amar e me impulsiona.
Como vocês sabem estou em viagem, participando de uma Expedição Bíblica e hoje, na Jordânia pudemos visitar o local do batismo de Jesus. Este foi um momento singular, além de lembrar do meu próprio batismo, da experiência daqueles que amo (família e amigos&), evidências históricas ecoaram com a lembrança do texto bíblico que fala de Jesus como o filho amado de Deus. Neste amor todos somos incluídos. (Ver depoimentos @Michel Piragine e @Elly Claire filmados por Cleide Neto).

Próximo do local do batismo! gravei pequenino depoimento que compartilho contigo a seguir. O vídeo terá mais sentido se você meditar em João 11 e 12.
Se puder, continue a leitura até o capítulo 15, lá você verá a descrição de que Jesus nos chama de amigos e a nós, seus amigos doou a sua vida. (João 15.13)
Enquanto escrevo penso e oro com gratidão por tantos que amo e também chamo de amigos.
Gratidão particular aos companheiros de viagem do grupo março 2015 e aos que me proporcionaram será experiência singular: ‪#‎expedicaobiblica‬
Abraço intencional regado com oração,
Erika Checan


quarta-feira, 1 de abril de 2015

Mar Morto


O Mar Morto está em média 385 m abaixo do nível do mar. É a região da antiga Sodoma e Gomorra, hoje, dessas cidades, restam apenas as ruínas que nos fazem relembrar os fatos descritos na Bíblia, no Antigo Testamento. Segundo informação dos guias locais, essas águas estão se evaporando, mas, dele são extraídos grandes quantidades de minerais que abastecem a industria cosmética de Israel. De altíssima qualidade todos os turistas se encantam e compram muito, os produtos do Mar Morto. As malas voltam para o Brasil, pesadas e recheadas.
Além da industria cosmética, na região há muitos hotéis e SPAs, e um deles é o Kempisk, ficamos apenas 24 horas (01/04/2015) para um período de descanso. O que podemos dizer? Deus é bom. Deus é muito bom!
Área de circulação externa 

Vista panorâmica do hotel

Guilhermina, na varanda do seu apartamento. 
E o conforto de fazer um city tour pelo hotel.

Monte Nebo

Visitamos este local no dia 01/4/2015, o vento era muito forte, um pouco de frio, mas chegamos até o topo. Afinal paranaense não se assusta com esse clima e os nordestinos, menos ainda, tiramos de letra.
Este foi o local de onde Moisés avistou a Terra Prometida, conforme a narrativa do livro de Deuteronômio 32:40. "Sobe ao monte de Abarim, monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que darei aos filhos de Israel por possessão."

pastor Michel e Silvana no memorial a Moisés no Monte Nebo na Jordânia.


Erika Checan, no mesmo lugar de onde Moisés avistou a Terra Prometida.

Serpente de Bronze

Este monumento é um trabalho do escultor italiano Giovani Fantoni, ele representa a serpente que o Senhor enviou para atacar os israelense quando fugiam do Egito para a Terra Prometida. Durante a caminhada, eles falavam contra Deus, por isso, o castigo. Em livro de Números 21:4-9 narra esse fato.O formato de cruz simboliza a crucificação de Jesus. (João 3:14)