quarta-feira, 9 de março de 2016

Monte do Precipício


“Monte do Salto”. Local da tentação, onde Jesus foi desafiado por Satanás. (Lucas 4:16 e Mateus 4:1-17) 

O Monte Kedumim, também conhecido como monte do Precipício, é o local mencionado em Lucas 4 de onde o povo de Nazaré tentou empurrar Jesus para o abismo, depois de rejeitá-lo como o Messias.
A história que aconteceu nesse local foi o cenário do cumprimento de uma das profecias descritas no livro de Isaías.
Conforme conta a narrativa bíblica, naquela época as pessoas tinham o hábito de se reunir na sinagoga para estudar o Antigo Testamento. Em um desses dias, quando Jesus, após os 40 dias que esteve no deserto, voltou de Jerusalém para Nazaré, região da Galileia, foi a sinagoga para ler as Escrituras.
Jesus começou a ler nas profecias de Isaías, escritas mais de 700 anos antes, onde este, no capítulo 35 do seu livro, encoraja os cansados, vacilantes e desanimados: “Sejam fortes, não temam!” (v. 4, NVI). O cego verá, os surdos ouvirão, os coxos saltarão e os mudos cantarão (v. 5 e 6a). Onde antes havia deserto, em breve haverá correntes de águas frescas (v. 6b). 
Profecia
Passagem no AT
Cumprimento no NT
O Messias curaria o cego
Isaías 35.5a
Marcos 10.51-52
O Messias curaria o surdo
Isaías 35.5b
Marcos 7.32-35
O Messias curaria o coxo
Isaías 35.6a
Mateus 12.10-13
O Messias curaria o mudo
Isaías 35.6b
Mateus 9.32-33

Durante essa leitura, ele faz uma revelação para aquelas pessoas que o estão ouvindo. Em Lucas 4.15-30 ele descreve o momento em que Jesus diz: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir”, ou seja, eu sou de quem Isaías está falando. Apesar de ouvi-lo com admiração, as pessoas começaram a indagar: afinal de contas, Jesus viveu em Nazaré dos 14 aos 30 anos, era conhecido apenas como filho de Maria e José (o carpinteiro) e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? (Mc 6.2-3) e de repente se diz o Messias?

Para aqueles que conviveram com Jesus, brincaram e trabalharam com ele, era difícil aceitar ouvi-lo falar: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres, me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”.

Aqueles que estavam na sinagoga não o aceitaram, o expulsaram e o levaram para o monte para ser jogado do precipício. Então Jesus passou no meio deles e retirou-se do local.
 



Ao fundo a cidade de Nazaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário